dez 05, 2017 Cíntia Gomes Destaques, Trânsito Comentários desativados em Por dentro da fiscalização eletrônica
O número de acidentes de trânsito no Brasil segue alarmante, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O país é o quarto colocado em número de mortes nas Américas, atrás apenas da República Dominicana, Belize e Venezuela. Realidade bastante triste, não é, pessoal? Os dados do Boletim Estatístico divulgado pela Seguradora Líder confirmam esse quadro: eles apontam que somente as indenizações por morte cresceram 27% em relação ao mesmo período de 2016, atingindo 34.105 mil casos.
Para tentar diminuir esses índices e garantir a segurança de todos os atores do trânsito, a fiscalização eletrônica se tornou um recurso de monitorar as ruas, estradas e avenidas de todo o Brasil. Mas você já se perguntou como eles funcionam? Vamos conhecer um pouco mais!
Conhecidos de diferentes maneiras pelo país afora, os aparelhos – também chamados de radares, pardais, caetanos, entre outros regionalismos – estão espalhados pelas estradas das cidades. E temos uma curiosidade para compartilhar: vocês sabiam que os radares são somente os sistemas móveis, como as pistolas e equipamentos colocados em tripés à beira da pista ou nas viaturas? Os demais têm outros nomes e não usam radar, mas sim sensores eletromagnéticos instalados na pista. A propósito: radar é a sigla em inglês para Radio Detection Adn Ranging, que pode ser traduzido como “detecção e variação (de distância) por rádio”.
Radares Móveis
Esses radares são tipo uma pistola que usam o efeito Doppler para detectar o aumento de velocidade. A partir do acionamento, o aparelho emite um sinal ao veículo e faz a medição. A pistola conta com um sensor fotográfico que é ativado com base na velocidade máxima estipulada para o local. Caso a velocidade medida seja superior ao limite programado, a câmera é disparada e fotografa o infrator.
Há também os radares que funcionam como tripés e são instalados próximos a postos de polícia nas estradas. Neste caso, o aparelho dispara uma micro-onda em um ângulo de 20 graus em direção ao solo. Quando um carro passa pela área coberta, o sinal é interrompido brevemente. Esse tempo de interrupção é usado pelo aparelho para calcular a velocidade.
Nos dois casos mencionados, só é possível o monitoramento de um automóvel por vez.
Lombadas Eletrônicas
Você sabia que o Brasil foi um dos primeiros países a utilizar a fiscalização eletrônica de velocidade através de equipamentos fixos, com a instalação das primeiras lombadas eletrônicas? Isso aconteceu em 1992 e, até hoje, a fiscalização é considerada um êxito no monitoramento do trânsito. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, o DNIT, desde a implantação do sistema, foi possível a redução de aproximadamente 70% dos acidentes de trânsito. Bem legal, não é?
Detectores Fixos
Os aparelhos fixos, muitas vezes chamados de pardais, usam sensores eletromagnéticos e a interrupção do sinal para calcular a velocidade. Portanto, eles não são radares, viu, pessoal? Quando o veículo passa pelo primeiro sensor, ele emite um sinal para um computador que avalia a velocidade com base na distância exata entre o primeiro sensor e os demais instalados na pista. No total, são três sensores que monitoram e fotografam o momento da infração com a hora, velocidade e local.
Pouco importa o nome e a tecnologia empregada: o importante é termos um trânsito mais humano, com menos acidentes e mais respeito às regras de segurança. Todos esses elementos que citamos no texto, como os pardais, os radares e as lombadas eletrônicas, são ferramentas essenciais para atingirmos esse objetivo. Mas a conscientização de cada motorista continua sendo o fato mais importante.
Fonte: Viver Seguro no Trânsito
abr 24, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam retorno de detalhes locais em placas de veículos
abr 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP muda julgamento de recursos de infrações para dar mais transparência ao processo
abr 17, 2024 Comentários desativados em Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?
abr 16, 2024 Comentários desativados em Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito.
abr 12, 2024 Comentários desativados em Comissão aprova proposta que possibilita a suspensão do registro de veículo
abr 24, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam retorno de detalhes locais em placas de veículos
abr 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP muda julgamento de recursos de infrações para dar mais transparência ao processo
abr 17, 2024 Comentários desativados em Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?
abr 16, 2024 Comentários desativados em Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito.
abr 12, 2024 Comentários desativados em Comissão aprova proposta que possibilita a suspensão do registro de veículo
abr 24, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam retorno de detalhes locais em placas de veículos
abr 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP muda julgamento de recursos de infrações para dar mais transparência ao processo
abr 17, 2024 Comentários desativados em Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?
abr 16, 2024 Comentários desativados em Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito.