jul 24, 2017 Cíntia Gomes Destaques, Veículos Comentários desativados em Veja dicas de como economizar combustível no Guia Prático do G1
Aprenda a calcular a média de quilômetros por litro do seu carro e conheça maus hábitos do motorista que fazem o veículo ‘beber’ mais.
O Guia Prático, série do G1 com mais de 130 vídeos sobre carros e motos, tem entre seus temas dicas sobre consumo de combustível.
Na quinta-feira (20), o governo anunciou um aumento da tributação sobre os combustíveis. A gasolina deve subir cerca de R$ 0,41 por litro, se o repasse for integral ao consumidor. O diesel deve ficar R$ 0,21 mais caro, e o etanol, R$ 0,20.
Veja abaixo que maus hábitos ao volante podem fazer o carro “beber” mais, como calcular o consumo do seu veículo e quais as diferenças entre gasolina aditivada, premium e comum, entre outras reportagens.
Aprenda a calcular o consumo do seu carro
Leia mais sobre o que faz o consumo aumentar no ‘Oficina do G1’
Não é complicado, mas requer seguir algumas regrinhas (veja no vídeo acima), como rodar um mínimo de 200 km, para ter uma boa média.
Lista: o consumo de 987 carros, segundo o Inmetro
Calcule: álcool ou gasolina, qual vale mais a pena?
Se você mantiver um histórico do consumo, poderá identificar quando é a hora certa de fazer a manutenção e se o combustível que está no seu carro pode ter sido “batizado”.
‘Tanquinho’ de gasolina: veja como cuidar dele
Amigo do frio – o tanquinho só é acionado se a temperatura ambiente for menor do que 18 graus.
Encher ou não? – se você mora em um local onde costuma fazer frio, deixe meio litro de gasolina nele sempre. Prefira usar gasolina aditivada ou premium, que dura mais.
E se não tem tanquinho – modelos mais modernos de motor flex dispensam o ‘tanquinho’. Eles usam o aquecimento do etanol na entrada do bico injetor.
Gasolina premium, aditivada ou comum?
Em um primeiro momento, a gasolina aditivada não influencia no consumo. A função dela é manter a limpeza e preservar o motor, por meio de aditivos que ela contém.
A gasolina premium também tem aditivos, e possui octanagem maior. Esta é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão. Na prática, ela permite uma combustão mais rápida e maior do produto, mas o efeito só é perceptível para carros mais potentes, como os esportivos.
Oficina do G1: andar com vidro aberto economiza combustível?
Nem sempre! O especialista em mecânica Denim Marum explica que, na estrada, em alta velocidade, é preciso considerar que o vidro aberto afeta a aerodinâmica do carro. Leia mais
Fonte: G1
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