jan 12, 2017 Luana Destaques, Veículos Comentários desativados em Veículo sem balanceamento pode comprometer a segurança
Procedimento tem como função melhor a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, garantindo maior conforto ao condutor.
Trafegar com segurança pelas vias vai além de atenção ao redor, respeito às regras de trânsito. Os cuidados com o veículo são parte importante da segurança no trânsito. E entre eles, dirigir um veículo balanceado pode garantir a não ocorrência de sobressaltos.
Simplificando, balanceamento é um procedimento para equilíbrio do conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo. Sua função é melhorar a estabilidade do veículo e, por consequência, sua dirigibilidade.
Ele, assim como o alinhamento, está diretamente ligado á suspensão do carro e, apesar de serem procedimentos bem diferentes, andam de mãos dadas, já que regulam trepidações que podem ocorrer na direção, evitando o desgaste irregular dos pneus e possíveis acidentes decorrentes.
É preciso balancear o veículo para que fique equilibrado e o motorista, acima de tudo, se sinta confortável com a direção. Quando os pneus sofrem colisões ou atritos muito fortes, ficam mais desgastados e, em sua maioria, mais desgastados em um dos lados.
Se o motorista sentir trepidações na carroceria, por exemplo, é possível que haja desbalanceamento das rodas traseiras. Se as trepidações forem sentidas na direção, há possível desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos são importantes.
O balanceamento direciona os pneus, quando tortos, para o ângulo correto. Esse procedimento pode ser feito de duas formas, usando o balanceador local (no próprio carro, sem retiraras rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do carro).
Existem alguns tipos de desbalanceamento. Um deles é o estático, desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é similar à causada por uma roda deformada ou fora de centro. O desequilíbrio estático tende a fazer a roda ‘pular’. Sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60 km/h e aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.
O outro é o desbalanceamento dinâmico, que começa a ser sentido quando a rotação veicular entra na chamada ressonância; isto é, a partir dos 70/80 km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear para os lados.
Deixar de fazer o balanceamento periódico traz alguns problemas. Confira quais:
– Vibrações no volante do veículo
– Desconforto para o motorista devido às trepidações
– Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade
– Dificuldade em manter o veículo na trajetória
– Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção
– Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular
– Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro
De igual modo, confira quais as orientações para saber quando realizar o balanceamento de seu veículo, de acordo com orientações de algumas grandes fabricantes de pneus:
– Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados
– Quando forem trocados por novos
– Quando for feito rodízio de pneus
– Quando o motorista sentir qualquer vibração estranha no volante
– Quando efetuar reparo na câmara de ar dos pneus
Fonte: ONSV
maio 17, 2024 Comentários desativados em Lei determina volta do DPVAT, agora com nome de SPVAT
maio 16, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam aumento da idade máxima para veículos de CFCs
maio 13, 2024 Comentários desativados em CNH poderá ter espaço para identificar motoristas com fibromialgia e esclerose
maio 10, 2024 Comentários desativados em Contran regulamenta o cancelamento da CNH
maio 06, 2024 Comentários desativados em Votação é adiada e definição sobre volta do DPVAT fica para a próxima semana
maio 17, 2024 Comentários desativados em Lei determina volta do DPVAT, agora com nome de SPVAT
maio 16, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam aumento da idade máxima para veículos de CFCs
maio 13, 2024 Comentários desativados em CNH poderá ter espaço para identificar motoristas com fibromialgia e esclerose
maio 10, 2024 Comentários desativados em Contran regulamenta o cancelamento da CNH
maio 06, 2024 Comentários desativados em Votação é adiada e definição sobre volta do DPVAT fica para a próxima semana
maio 17, 2024 Comentários desativados em Lei determina volta do DPVAT, agora com nome de SPVAT
maio 16, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam aumento da idade máxima para veículos de CFCs
maio 13, 2024 Comentários desativados em CNH poderá ter espaço para identificar motoristas com fibromialgia e esclerose
maio 10, 2024 Comentários desativados em Contran regulamenta o cancelamento da CNH