maio 30, 2016 Luana Destaques, Veículos Comentários desativados em Regulagem correta do retrovisor é fundamental para segurança
A visibilidade é um dos fatores fundamentais no automóvel para dirigir com segurança. As inovações tecnológicas como o detector de ponto cego ou o sensor de aproximação ainda não tirara do condutor a posição de agir na hora certa de evitar um acidente.
Para que o leitor do Radar Nacional tenha maior visibilidade ao assumir o volante, publicamos estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI Brasil – sobre a regulagem correta dos retrovisores interno e externos do automóvel. Confira:
Regulagem 0% (posição recomendada) – o espelho retrovisor lateral fica posicionado no limite do último ponto enxergado pela carroceria do automóvel, ou seja, o próprio veículo não aparece na imagem refletida pelo espelho.
Regulagem 10% (posição mais comum) – esta posição simula uma situação em que o condutor posiciona o espelho retrovisor em 0% (regulagem descrita acima) e, assim que vê a pontinha do veículo, faz uma leve inclinação para enxergar um pouco mais a carroceria do automóvel – chegando perto dos 10% da largura total do retrovisor.
Regulagem 20% (posição não recomendada) – quando o motorista regula o espelho retrovisor lateral de forma a visualizar grande parte da lateral do veículo, enxergando até perto da maçaneta da porta e, consequentemente, diminuindo a área visível da via.
Áreas não visíveis pelo condutor:
Hatch compacto – ao regular o espelho retrovisor em 20% de sua área para enxergar o automóvel (visualizando próximo à maçaneta da porta dianteira), o motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho retrovisor do lado esquerdo e de 34% do lado direito.
Retrovisor interno – o estudo analisou também a situação na qual o espelho retrovisor central foi deslocado até o assento do banco de trás ser visualizado, em que seria possível para o condutor enxergar crianças acomodadas. A visibilidade traseira neste cenário foi comprometida: considerando que um veículo a 120 km/h percorra 133 metros em quatro segundos, a falta de visibilidade afeta diretamente a visualização de outros veículos na via.
Motocicletas – é comum motociclistas inverterem a posição dos espelhos retrovisores da moto, deixando-os na vertical. Isso faz com que a largura da motocicleta diminua facilitando a passagem nos corredores. Porém, a alteração compromete em 39% a visão do lado esquerdo e 27%, a do lado direito.
Conclusões
O estudo conclui que é imprescindível regular os espelhos retrovisores corretamente. No caso dos laterais, a visualização da lateral do veículo deve ser mínima, chegando o mais próximo da regulagem a 0%. Do contrário, a visibilidade do condutor é afetada, o que favorece riscos de acidentes.
No caso de motocicletas, é recomendado que não se use os espelhos na vertical, pois o motociclista pode perder uma área expressiva de visibilidade.
A partir dos estudos, verificou-se também os modelos que mais favorecem a visibilidade pelo condutor. Tiveram pontuação máxima os veículos Volkswagen Gol, Ford New Fiesta, Citröen C3, Fiat Palio, Honda Fit e Hiunday HB20. Tiveram os piores resultados o Novo Fox, da Volkswagen, Novo Uno e Novo Palio, ambos da Fiat.
Fonte: Radar Nacional
abr 24, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam retorno de detalhes locais em placas de veículos
abr 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP muda julgamento de recursos de infrações para dar mais transparência ao processo
abr 17, 2024 Comentários desativados em Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?
abr 16, 2024 Comentários desativados em Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito.
abr 12, 2024 Comentários desativados em Comissão aprova proposta que possibilita a suspensão do registro de veículo
abr 24, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam retorno de detalhes locais em placas de veículos
abr 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP muda julgamento de recursos de infrações para dar mais transparência ao processo
abr 17, 2024 Comentários desativados em Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?
abr 16, 2024 Comentários desativados em Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito.
abr 12, 2024 Comentários desativados em Comissão aprova proposta que possibilita a suspensão do registro de veículo
abr 24, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam retorno de detalhes locais em placas de veículos
abr 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP muda julgamento de recursos de infrações para dar mais transparência ao processo
abr 17, 2024 Comentários desativados em Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?
abr 16, 2024 Comentários desativados em Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito.