jan 16, 2017 Luana Destaques, Veículos Comentários desativados em Saiba como cuidar de sua moto para garantir segurança e desempenho
Estar atento à bateria, aos pneus, vela de ignição, entre outros, é fundamental. E usar equipamentos de segurança é indispensável.
Sensação de liberdade, facilidade e agilidade para deslocamento em vias com muito trânsito, economia. Esses são alguns dos pontos que fazem das motocicletas um veículo preferido entre muitos brasileiros. Na região Nordeste, por exemplo, o número de motocicletas que circulam pelas ruas é altamente elevado. Mas como qualquer outro veículo, as motocicletas precisam de manutenção também para a garantia da segurança de seu condutor (além é claro dos equipamentos de segurança que todo o motociclista deve possuir).
O Observatório Nacional de Segurança Viária elenca, abaixo, 10 dicas para a manutenção de motocicletas. Confira:
– Bateria – As motos mais modernas possuem bateria que não exigem manutenção nem precisa da complementação de água. Ela é selada e tem uma espécie de bolinha que permite a verificação do nível. Se não houver essa possibilidade de verificar, pode-se utilizar um multímetro. No caso de a bateria requeres que a água seja completada, ela deve ser retirada (desde que com as ferramentas adequadas). Para isso deve-se sempre seguir as determinações do manual do proprietário. Em seguida, retirar as tampas e completar com água destilada. Água comum nunca deve ser usada, já que ela possui componentes que aceleram a corrosão da bateria, reduzindo sua vida útil. Os polos da bateria devem, também, ser limpos com frequência para evitar a oxidação. E a carga, deve ser medida para evitar descarregamento.
– Cabos – Para que não se rompam, os cabos de freio, embreagem e acelerador devem ser lubrificados, já que o rompimento causaria acidente. É preciso, além disso, estar sempre atento para que a regulagem esteja correta. Nesse cenário vale também destacar a importância de verificar os cabos das velas, porque sua oxidação pode ocasionar problemas ao rendimento e ao consumo da moto.
– Correntes – Na manutenção da moto, a corrente não pode ficar folgada, porque isso pode causar um acidente. Ela deve ser lubrificada e regulada com frequência. O ideal é verificar a cada troca de óleo. Isso sem contar que é possível fazer uma breve análise todas as manhãs antes de sair. Para ter certeza de que tudo está correto, basta verificar no manual quantos centímetros de folga é permitido para o modelo da sua moto.
– Filtro de ar – O filtro do ar é responsável por filtrar as impurezas contidas na estrada ou cidade, impedindo que elas entrem no motor. Alguns filtros são descartáveis e outros podem ser removidos e lavados. Você pode descobrir qual é o tipo de filtro de ar que sua moto utiliza olhando no manual. No caso de precisar lavar, água e detergente líquido neutro são suficientes.
– Freios – Os freios são parte importante de qualquer veículo e devem ser constantemente verificados. Se tratar-se de freios a disco, eles podem ter seu desgaste analisado a olho nu. Se forem freios a tambor, devem ser removidos e analisados com cuidado. Vale ressaltar que freios a tambor com lonas costumam apresentar ruído. Para evitar isso, é preciso desgastar as partes que se sobressaem com uma lixa ou verificar a elasticidade das molas. Sobre as lonas, há uma seta que você pode verificar o desgaste. Para evitar problemas, é necessário fazer a regulagem. Já os freios a disco requerem a troca do fluido de freio, o que, geralmente, pode acontece de dois em dois anos. Pastilhas de freio desgastadas, é bom lembrar, comprometem os discos, causando dificuldades na frenagem, podendo causar acidentes.
– Óleo do motor – O óleo do motor, na maioria das motocicletas, ajuda também a lubrificar o câmbio. O recomendado é identificar no manual o período de tempo para a troca de óleo. Em casos onde a moto é usado com muita frequência (de um motoboy, por exemplo), é importante analisar a condição de uso severo, que, muitas vezes, pode reduzir pela metade o intervalo para troca do óleo do motor. O óleo de boa qualidade garante mais durabilidade para o motor. O manual especifica qual deve ser usado. Além disso, você deve escolher o semissintético ou sintético, porque contribuem para aumentar a performance do veículo, que deve ser lubrificado com frequência, de preferência a cada 200 km, analisando se o nível está entre o mínimo e o máximo. É importante lembrar de que o óleo sempre deve ser checado com o motor frio. Para evitar que impurezas se misturem ao novo óleo, recomenda-se também trocar o filtro de óleo a cada substituição, porque ele pode armazenar óleo queimado e sujo.
– Pneus – Um pneu careca pode causar um grande acidente. Já um pneu furado fará com que você tenha que carregar a moto até uma oficina para trocá-lo. Nesse ponto, a moto tem uma desvantagem, já que não existe estepe. Ainda assim , é aconselhável que você confira a calibragem toda semana, toda vez que abastecer e a cada troca de óleo se ele for um pneu sem câmara. Para pneus com câmara, o melhor é ter o “macarrão” ou “fraldinha” nos aros. Confira sempre também os sulcos do pneu. Calibrar os pneus quando eles estão frios, é mais indicado porque, em contato com o solo, a máquina identifica uma pressão mais alta. Por isso, o melhor é ir a um posto próximo para que eles não esquentem muito, calibrando o necessário. Por fim, deve-se analisar a validade do pneu, que geralmente é de cinco anos. Passado esse prazo, o pneu perde o grip e a chance de um acidente é maior pela falta de atrito.
– Vela de ignição – A combustão que inicia o motor é permitida pela vela que, consequentemente, faz a moto andar. No caso de estar gasta, ela provoca perda de potência do motor, aumento do consumo e da emissão de poluentes. Sendo assim, é importante fazer sempre a troca antes que estraguem. Verifique no manual da sua moto quando é a hora certa para trocá-las. Além disso, recomenda-se analisá-las a cada 3 mil km.
– Óleo de bengala – Ele é responsável por manter a estabilidade e a dirigibilidade da moto. O manual recomenda quando deve ser trocado, mas, por precaução, vale a pena substituí-lo antes do prazo. Também é importante colocar o nível exigido pelo fabricante, porque isso impacta o consumo da moto.
– Rolamentos – A lubrificação dos rolamentos assegura um rodar macio e melhora a dirigibilidade. Se a manutenção não for correta, a roda pode travar em algumas situações, ocasionando acidentes.
Fonte: ONSV
maio 17, 2024 Comentários desativados em Lei determina volta do DPVAT, agora com nome de SPVAT
maio 16, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam aumento da idade máxima para veículos de CFCs
maio 13, 2024 Comentários desativados em CNH poderá ter espaço para identificar motoristas com fibromialgia e esclerose
maio 10, 2024 Comentários desativados em Contran regulamenta o cancelamento da CNH
maio 06, 2024 Comentários desativados em Votação é adiada e definição sobre volta do DPVAT fica para a próxima semana
maio 17, 2024 Comentários desativados em Lei determina volta do DPVAT, agora com nome de SPVAT
maio 16, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam aumento da idade máxima para veículos de CFCs
maio 13, 2024 Comentários desativados em CNH poderá ter espaço para identificar motoristas com fibromialgia e esclerose
maio 10, 2024 Comentários desativados em Contran regulamenta o cancelamento da CNH
maio 06, 2024 Comentários desativados em Votação é adiada e definição sobre volta do DPVAT fica para a próxima semana
maio 17, 2024 Comentários desativados em Lei determina volta do DPVAT, agora com nome de SPVAT
maio 16, 2024 Comentários desativados em Senadores aprovam aumento da idade máxima para veículos de CFCs
maio 13, 2024 Comentários desativados em CNH poderá ter espaço para identificar motoristas com fibromialgia e esclerose
maio 10, 2024 Comentários desativados em Contran regulamenta o cancelamento da CNH