mar 06, 2015 Trânsito Comentários desativados em Aumento da frota particular é problema de saúde e meio ambiente
O número de veículos nas ruas de Curitiba – incluindo carros, motos, ônibus, caminhões e outros – aumentou sete vezes nos últimos 40 anos, passando de pouco mais de 200 mil na década de 1970 para 1,4 milhão em 2014. No mesmo período, a população da cidade dobrou, indo de 923 mil habitantes para 1,86 milhão em 2014.
Hoje, em Curitiba há 1,33 habitante para cada veículo – na década de 1970 está relação era de 4,52 habitantes por veículo – sendo a capital mais motorizada do País, seguida de Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. Se esse ritmo de crescimento da frota se mantiver, em poucos anos a relação será de um veículo para cada curitibano.
O grande crescimento da frota de veículos no Brasil nas últimas décadas e o impacto desse aumento é um dos temas em debate no seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, evento que será realizado pela Prefeitura de Curitiba nos dias 9 e 10 de abril no Parque Barigui, em parceria com Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil.
Uma grande frota gera desafios não somente na gestão do trânsito como também no meio ambiente e na saúde. O sistema de saúde gasta, atualmente, R$ 8,45 milhões ao ano no tratamento de vítimas de acidente de trânsito em Curitiba. O número contabiliza apenas as despesas com internações hospitalares, ou seja, não inclui os recursos dispensados na reabilitação desses pacientes.
Segundo o projeto Vida no Trânsito – uma parceria entre diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais para a análise de acidentes de trânsito em cinco capitais brasileiras, incluindo Curitiba –, em 2013, 1.949 pessoas foram vítimas em acidentes de trânsito na capital paranaense, 215 das quais necessitaram de UTI.
“Acidentes e violências são a terceira principal causa de óbitos em Curitiba, atrás apenas dos problemas circulatórios e de neoplasias. Se considerarmos apenas a faixa etária entre 5 e 39 anos, eles se tornam a principal causa. Não resta dúvida de que o trânsito é uma questão que extrapola as discussões sobre infraestrutura. É também uma questão de saúde pública”, afirma o secretário municipal da Saúde de Curitiba, Adriano Massuda.
Além do investimento em infraestrutura, com o término da Linha Verde (importante via estrutural da cidade), a modernização do corredor aeroporto internacional-rodoferroviária, a requalificação e revitalização de ruas com novos pavimentos e sinalização viária, a Prefeitura de Curitiba também está investindo em outros modais, prioritariamente no transporte público e na bicicleta.
A atual gestão já implantou mais de 70 quilômetros de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas – o que representa uma expansão, em dois anos, de 50% da malha cicloviária, que era de 127 quilômetros no início de 2013.
Criou também faixas exclusivas para o transporte coletivo – além dos conhecidos e tradicionais corredores (canaletas) exclusivos dos ônibus biarticulados (expressos). Em 2014, foi criada a primeira Via Calma do Brasil na Avenida Sete de Setembro, que destaca o compartilhamento de trânsito entre bicicletas e veículos.
A Prefeitura de Curitiba segue no desenvolvimento de outras soluções e projetos para melhorar a mobilidade urbana da cidade e o seminário servirá não somente para discutir como também fomentar soluções para os problemas de mobilidade das grandes cidades.
Inscrições para o seminário
As inscrições para o seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, podem ser feitas pelo site www.curitiba.pr.gov.br/usodoautomovel, ou entrar em contato através do e-mail internacional@pmc.curitiba.pr.gov.br e telefone (41) 3350-8141.
Alguns dos temas que estarão em debate são: veículos elétricos, compartilhamento de veículos, carona solidária, faixas exclusiva para veículos com três ou mais passageiros, restrição e regulamentação de estacionamentos novas plataformas de locomoção individual, entre outras.
maio 27, 2015 Comentários desativados em Dicas de segurança do Movimento Maio Amarelo
maio 18, 2015 Comentários desativados em Apenas 7% dos passageiros usam o cinto de segurança no banco traseiro
mar 03, 2015 Comentários desativados em Seção de trânsito de Mombuca tem novo padrão de atendimento
ago 20, 2014 Comentários desativados em Aplicativo reduz pela metade o trânsito ao redor das escolas
jul 29, 2014 Comentários desativados em Trânsito – Aparelho aumenta segurança dos Idosos na hora de atravessar a rua
set 18, 2024 Comentários desativados em Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização
ago 20, 2024 Comentários desativados em PRF converte automaticamente multas leves e médias por advertência
ago 15, 2024 Comentários desativados em Cobrança do SPVAT começa em 2025 e poderá ter convênio entre Detrans e Caixa Econômica Federal
jun 28, 2024 Comentários desativados em CETRAN-SP amplia a base de 35 para 55 conselheiros
jun 11, 2024 Comentários desativados em Veja as diferenças entre circulação de bicicletas normais e elétricas
set 18, 2024 Comentários desativados em Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização
set 09, 2024 Comentários desativados em Último Dia para Inscrição no Leilão de Veículos de Bragança Paulista
set 05, 2024 Comentários desativados em Detran-SP Reestrutura Provas Práticas e Expande Opções na Capital Paulista
set 02, 2024 Comentários desativados em SP registra recorde de emplacamentos de veículos